Na próxima sexta-feira, quando a Igreja celebrará a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, os católicos de Fortaleza (CE) terão a oportunidade de rezar pelo clero diante de relíquias do padroeiro dos padres, São João Maria Vianney.

As relíquias do Cura D’Ars, como também é conhecido o santo, ficarão expostas na madrugada de quinta para sexta-feira, na vigília perpétua de adoração ao Santíssimo Sacramento na Diaconia Geral, sede do governo geral da Comunidade Católica Shalom.

Na manhã de sexta-feira, serão conduzidas para o encontro privativo dos padres da Arquidiocese de Fortaleza. E, a partir das 15h, estarão presentes na Igreja do Carmo, no centro de Fortaleza, para a Tarde da Misericórdia.

“Com imensa alegria vamos receber em nossa paróquia o cálice-relíquia de São João Maria Vianney e um pedaço de seu coração que ficarão expostos durante a Tarde da Misericórdia aberto ao público em geral”, expressou Padre Douglimar Lucena, membro da Comunidade Shalom, vigário da Igreja do Carmo.

Estas relíquias estão percorrendo algumas cidades do Brasil sob os cuidados do reitor da Basílica de Ars, na França, Pe. Patrice Chocholski. Esta peregrinação se deve à comemoração do bicentenário da chegada de São João Maria Vianney à pequena cidade de Ars.

São João Maria Vianney é considerado um grande confessor, tinha o dom de profecia, recebia ataques físicos do demônio e viveu entregue à mortificação e à oração. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de agosto de 1815. Seu grande amor pela salvação das almas o levava a passar muitas horas no confessionário, onde arrebatava várias almas.

A fama dos dons e da santidade do Cura D’Ars se espalhou pela Europa. Por isso, muitos viajavam de longe para Ars a fim de ver o sacerdote e se confessar com ele. Para isso, estavam dispostos a esperarem horas ou dias inteiros.

Sem descansar um dia sequer, o Santo Cura D’Ars faleceu serenamente, consumido pelo cansaço, em 4 de agosto de 1859, aos 73 anos. Após sua morte, passou a ser venerado por todos e seu túmulo virou centro de peregrinação.

Por causa dos trâmites relativos à sua beatificação seu corpo teve que ser exumado. Para surpresa geral, foi encontrado incorrupto e atualmente pode ser visto na igreja de Ars, que se tornou um famoso centro de peregrinação na Europa.

São João Maria Vianney foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1925. Foi proclamado padroeiro dos sacerdotes e no dia de sua festa, 4 de agosto, é celebrado o Dia do Padre.

Confira também: