O Vaticano divulgou que o Papa Francisco nomeou Dom Gregory O'Kelly como Administrador Apostólico “Sede Plena” da Arquidiocese de Adelaide, Austrália.

Dom O'Kelly, que é o Bispo da Diocese de Port Pirie, irá substituir Dom Philip Edward Wilson, que renunciou em 23 de maio depois de ter sido condenado por encobrir abusos sexuais de menores cometidos pelo Pe. James Patrick Fletcher, na década de 1970.

Este sacerdote foi condenado por 9 casos de abusos sexuais de menores em 2004 e morreu em 2006, enquanto cumpria a sua pena na prisão.

Uma das vítimas de Fletcher, que sofreu abusos quando tinha 15 anos, assegurou que denunciou o sacerdote a Dom Wilson e não recebeu nenhuma resposta. O Arcebispo argumentou que não recorda que tenha recebido esta denúncia.

Depois de saber a respeito do conteúdo da sentença judicial, Dom Wilson publicou um comunicado, divulgado pelo site da Arquidiocese de Adelaide, no qual assinalou: “Estou profundamente decepcionado com a decisão publicada hoje. Agora, terei que considerar as razões e consultar os meus advogados para determinar os próximos passos”.

Por sua parte, a Conferência dos Bispos Católicos Australianos recordou em um comunicado em 22 de maio que Dom Wilson “disse que é inocente durante este longo processo judicial. Ainda não está claro se apelará do veredicto”.

Nesse comunicado, os bispos australianos assinalaram que “a Igreja Católica, como outras instituições, aprendeu muito sobre a tragédia do abuso sexual infantil e organizou programas, políticas e procedimentos mais fortes a fim de proteger as crianças e os adultos vulneráveis”.

Os bispos também destacaram que “a segurança das crianças e dos adultos vulneráveis ​​é algo muito importante para a Igreja e os seus ministérios”.

Confira também: