No último dia 28 de maio, um incêndio destruiu uma casa que acolhia meninas vítimas de abuso sexual em Serra Leoa, administrada pelos salesianos.

Segundo informações do site das Missões Salesianas, nesta casa viviam 34 meninas resgatadas da prostituição, atendidas pelo programa “Girls Os”, uma das nove iniciativas dos salesianos no país.

O incêndio foi causado por um curto-circuito dos cabos no teto da casa.

A casa ficou assim depois do incêndio / Foto: Cortesia Alberto López Herrero (Missões Salesianas)

“As meninas saíram correndo e não conseguiram salvar os seus pertences. Perderam tudo: colchões, roupas, fogão, computadores, arquivos, televisão”, manifestou Pe. Jorge Crisafulli, missionário salesiano e diretor de Dom Bosco Fambul.

Os salesianos e trabalhadores do local ajudaram as meninas, uma delas ficou presa na casa porque estava dormindo quando o incêndio começou. A pequena, identificada como Maria, se refugiou em um dos quartos.

“Quando ouvimos seus gritos e vimos os seus braços no lado de fora das grades do quarto, conseguimos chegar até ela com uma longa escada de Dom Bosco Fambul e arrombamos as grades para poder resgatá-la”, disse Pe. Crisafulli.

Maria foi afetada pela inalação de fumaça e sofreu queimaduras leves em seus pés.

“Foi um milagre de Nossa Senhora Auxiliadora que esta menina pudesse ser salva”, disse o diretor de Dom Bosco Fambul.

As 34 meninas foram levadas para um centro salesiano na cidade de Freetown, onde foram colocados colchões para que pudessem descansar.

Situação atual das meninas / Foto: Cortesia Alberto López Herrero (Missões Salesianas)

“Perderam tudo, mas o mais importante é que as meninas foram salvas e nós seguiremos adiante como sempre fazemos”, indicou Pe. Crisafulli, que viveu 23 anos na África.

“Precisaremos da ajuda de todos para dar novamente um lar às meninas”, acrescentou.

Uma das meninas que viviam na casa / Foto: Cortesia Alberto López Herrero (Missões Salesianas)

O trabalho dos salesianos para resgatar as meninas obrigadas a se prostituírem em Serra Leoa e para que tenham uma nova vida foi no registrado no documentário “Love”.

Atualmente, os religiosos conseguiram tirar 146 meninas da prostituição e já encontraram mais de 900 meninas que vivem este tipo de escravidão.

“Acreditamos que pode haver cerca de 25 mil em toda Serra Leoa”, disse o sacerdote Crisafulli ao Grupo ACI.

Mais em

Confira também: