Depois de seu decidido apoio a favor da lei do “matrimônio” homossexual e o divórcio “expresso”, Esquerda Unida (IU) pediu ao Governo espanhol a imediata aprovação da Lei de Identidade de Gênero que contempla a cobertura das operações de mudança de sexo por parte da Segurança Social e a mudança de nome sem necessidade de intervenção cirúrgica alguma.

Como parte da ofensiva da IU, promovida por diversas associações de homossexuais e transexuais, a deputada Isaura Navarra, registrou no Congresso uma pergunta dirigida ao Executivo solicitando informação ao Governo sobre o calendário que este tem previsto em relação à futura Lei de Identidade de Gênero e sobre outras medidas a favor do coletivo transexual.

Do mesmo modo, a legisladora pediu informação sobre planos para incluir as operações de mudança de sexo no futuro catálogo de prestações sanitárias.

Depois de assinalar em sua pergunta que a reforma do Código Civil que reconhece  o “matrimônio” homossexual é um "avanço histórico", Navarra assegurou que "ainda fica muito por fazer na luta contra a homofobia, pela educação sexual e uma Lei de Identidade de Gênero que dê resposta às reivindicações do coletivo transexual".

“Ainda se apresentam novos desafios para seguir iludindo a milhões de pessoas para transformar a sociedade”, registra o texto. Efetivamente, o lema da marcha homossexual do sábado passada em Madrid rezava “Avançamos! Agora, os/as transexuais”.

Esta intervenção da legisladora se realiza depois de que o coordenador general da IU, Gaspar Llamazares, se reunisse faz uma semana com a Federação Estatal de Gays, Lésbicas, Transexuais e Bissexuais (FELGT) e anunciasse sua intenção de empreender “imediatamente” uma batalha para que se aprove o projeto de lei antes de finalizar o ano em curso.