A Conferência Episcopal Peruana (CEP) publicou um comunicado no qual deplora a equiparação legal das uniões homossexuais com o matrimônio na Espanha e considera que ao transgredir a lei natural se atenta contra a natureza humana.

“Transgredir a lei natural não é um grito de liberdade, mas sim um irresponsável atentado contra a natureza humana e a sociedade; sobre tudo, contra os meninos e o futuro da própria sociedade. Constitui-se também em uma nova forma de abuso ao direito do menino de crescer em um ambiente natural”, adverte o documento.

Do mesmo modo, recorda que “a natureza humana foi criada desde o começo na distinção de varão e mulher, distinção inscrita na lei natural à margem de credos e opções políticas ou subjetivas”.

Os bispos fizeram uma férrea defesa da família, célula fundamental da sociedade, está constituída pela união do varão e da mulher e pelos filhos nascidos desta união, que são por sua parte, expressão da íntima comunhão de amor entre o pai e a mãe; este âmbito natural do desenvolvimento humano está por cima das circunstâncias ou gostos de pessoas e de tempos, e é garantia da perpetuidade da espécie humana”.

Além disso, precisam que “as razões não são contra os homossexuais, pois toda pessoa humana possui uma dignidade intrínseca que deve ser reconhecida ao igual que os seus direitos. Entretanto, o que pretendemos é defender a realidade antropológica e social da união do homem e a mulher, em concreto, para a realização pessoal dos cônjuges e para a procriação e educação dos filhos”.

Finalmente, pediram a indivíduos, sociedade e estado, que “em defesa da integridade da vida humana, da família e da infância, não permitamos que estas circunstâncias, como a que nos ocupa, sigam atentando contra a pessoa humana, a família e a sociedade".