O Arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gómez, pediu aos católicos dos Estados Unidos para que rezem e exortem o presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan, para que permita uma votação sobre os projetos de lei do DACA, atualmente pendentes no Congresso.

A “Ação Diferencial para Chegados na Infância” (DACA, na sigla em inglês) é uma política de imigração norte-americana estabelecida pelo ex-presidente Barack Obama como ordem executiva, não como lei, que permite que alguns imigrantes que entraram ilegalmente ao país quando eram menores de idade possam evitar a deportação por um período de dois anos, de forma renovável.

Os “dreamers”, como também são conhecidos os beneficiários do DACA pelo falido projeto de lei “DREAM” que buscou regularizar sua situação, podem receber uma permissão de trabalho.

Desde setembro de 2017, o governo dos Estados Unidos decidiu revogar o programa. Entretanto, dois juízes federais impediram a mudança de política.

“Os dreamers esperaram há décadas que o Congresso faça o seu trabalho e aprove a legislação de reforma migratória. Mas, durante muitos anos, a reforma foi bloqueada na Câmara por razões políticas por uma minoria de legisladores”, lamentou o Prelado em um comunicado.

Nesse contexto, Dom Gómez argumenta que a reforma novamente está sendo bloqueada. “É cruel, injusto e frustra a vontade do povo americano”.

“Há um amplo apoio bipartidário no Congresso para ajudar os dreamrs. Mais de 75% dos americanos apoiam conceder a estes jovens um status legal permanente. Isto não se trata de republicanos ou democratas, mas do cerdo ou errado”, afirmou o Prelado.

Finalmente, Dom Gómez pediu ao povo que telefone aos seus congressistas, ao porta-voz e ao líder da maioria para que votem sobre os projetos de lei relacionados ao DACA.

“Incentive-os a fazer o correto e o que o povo americano quer que eles façam: permitir a votação sobre o DACA”, concluiu.

Confira também: