Os familiares dos 44 tripulantes do submarino argentino ARA San Juan se reuniram para celebrar uma Missa pelos 6 meses do seu desaparecimento.

A Missa foi celebrada na Base Naval de Mar del Plata, onde estiveram presentes os familiares e amigos dos tripulantes, além de autoridades e funcionários da Marinha argentina. Em seguida, dirigiram-se à catedral local.

No dia 30 de novembro de 2017, a Marinha argentina terminou a fase de resgate dos 44 tripulantes do submarino que desapareceu no dia 15 do mesmo mês. Embora não tenham tido expressamente, as autoridades deram os marinheiros por mortos.

Crédito: Diocese de Mar del Plata

A Eucaristia após 6 meses de desaparecimento foi presidida pelo Bispo de Mar del Plata, Dom Gabriel Mestre, acompanhado pelo capelão da Base Naval, Pe. David Ochoa.

Dom Gabriel Mestre manifestou o seu respeito, como sacerdote e bispo, pela “dor que cada um de vocês vive e viveu ao longo deste tempo de maneira diferente”.

“Às vezes bate a tristeza, ou uma raiva, uma angústia, às vezes dá um aperto no peito que não se sabe como expressar, com um nó no coração, ou com profundas lágrimas”, refletiu.

Em seguida, acrescentou que “não tenho palavras técnicas para satisfazer o seu coração imediatamente, mas os abraçamos com fé. Passar por situações difíceis na vida com Deus é complicado, levá-las sem Deus é mais difícil e acaba sendo desesperador”.

O Bispo de Mar del Plata convidou os presentes a se encorajarem a perguntar a Deus “por que e para quê. Não deixem de fazer isso. Não se privem de viver isso com Deus”.

“Com Deus aparecerá essa pequena luz, mesmo que seja muito pequena, mas que possa animar a alma de cada um de vocês e de sua família”, concluiu.

Crédito: Diocese de Mar del Plata

No final da Eucaristia, o Prelado pediu para que aproximassem as bandeiras nas quais estavam escritos os nomes dos familiares desaparecidos, pois “com essa bênção queremos chegar até eles e honrá-los como heróis".

Dom Gabriel Mestre abençoou com água benta cada bandeira e finalmente se aproximou e saudou cada família.

Confira também: