Bispos em todo o país convocaram celebrações litúrgicas especiais para rezar pelas vítimas dos atentados terroristas que esta manhã sacudiram Londres. Os prelados expressaram seu pesar pela tragédia e ofereceram consolo aos afetados.

Dom Patrick Kelly, Vice-presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales e Arcebispo do Liverpool, declarou estar “comocionado e triste por estes terríveis eventos a 24 horas de ter a cidade em júbilo” pela eleição de Londres como sede das Olimpíadas do ano 2012.

“Que todos os mortos recebam a acolhida de Deus, na vida além de todo terror e dor. Que os feridos e aqueles que sofrem a perda de seus seres queridos encontrem tranqüilidade e alívio e que Deus sustente os serviços de emergência”, indicou o Arcebispo.

Às 19.30 (hora local), Dom Kelly presidirá uma Missa pelas vítimas na Catedral Cristo Rei em Liverpool.

Por sua parte, o Arcebispo de Southwark, Dom Kevin McDonald, considerou que hoje ocorreu “algo temido faz tempo e aqueles que resultaram mortos ou feridos estão em nossas orações. Estivemos escutando constantemente as sereias de ambulâncias e policiais durante toda a manhã e é claro que os serviços de emergência estão fazendo tudo o que podem para ajudar. Estes ataques são horrorosos e serão condenados por toda pessoa consciente”.

O Arcebispo de Birmingham, Dom Vincent Nichols, ofereceu suas orações por todos os  mortos e feridos. Além disso, estendeu suas condolências a seus familiares e amigos. "Por muitos anos, como Bispo no norte de Londres, também viajei nestas linhas e compartilho a profunda sensação de impacto e repugnância pelo acontecido”.

"Que Deus nos dê força, determinação e consolo neste momento”, pediu o Arcebispo.

Esta noite se oferecerão serviços litúrgicos e vigílias pelas vítimas na Catedral de Westminster, Clifton e nos templos do Shropshire.