O Papa Francisco enviou no último sábado uma mensagem em vídeo aos jovens, encorajando-os a não ter medo de cometer erros e aprender destes erros e, sobretudo, não terem medo de ser santos seguindo a guia de Santa Maria. Além disso, pediu aos jovens que não se deixem calar.

A mensagem foi enviada no dia 12 de maio, por ocasião da Vigília Mariana Internacional no Santuário de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, em Teramo, Itália, durante a preparação para o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a ser realizado em outubro este ano.

“Não tenham medo de errar e de aprender dos seus erros”, porque “assim segue avante. E

se alguém – inclusive seus pais, seus sacerdotes e seus professores – tentam tapar suas bocas, respondam que a Igreja e o mundo precisam dos jovens para se rejuvenescer”, expressou.

Por outro lado, indicou que “é belo ver os jovens que rezam o Terço, expressão do seu carinho por Nossa Senhora”. “Ainda era adolescente quando o anjo apareceu, mudando os seus pequenos planos para que fizesse parte do grande plano de Deus em Jesus Cristo”.

Ela, disse, “permanece sempre jovem, também agora que a contemplamos Assunta ao Céu, porque a santidade nos mantém jovens; é o ‘elixir da juventude’, do qual precisamos tanto! É a juventude renovada que nos levou à ressurreição do Senhor”.

“Não tenham medo de ser santos, sob o exemplo de Maria, de São Gabriel e de todos os Santos, que os precederam e lhes indicaram o caminho”, disse aos jovens.

Também assegurou que eles “são uma profecia da paz e da reconciliação para toda a humanidade”. “Nunca me cansarei de repetir: ‘Não construam muros, mas pontes!’”.

“Ensinem aos adultos, de coração endurecido, a escolher o caminho do diálogo e da concórdia, para deixar aos seus filhos e netos um mundo mais belo e digno do homem”.

Suas últimas palavras foram pelo Sínodo e recordou que “os jovens não mordem, podem aproximar-se e têm entusiasmo, e vocês, além do entusiasmo, têm a chave do futuro".

Confira também: