Uma das principais atividades da agenda do Papa Francisco na manhã de hoje foi um encontro com Sua Beatitude Rastislav, Metropolita das Terras Tchecas e da Eslováquia, Arcebispo de Presov, no qual renovou o apelo à unidade e a busca de uma paz comum.

O Pontífice pediu agradecer “ao Senhor pelos laços espirituais que nos acomunam e que nos animam a prosseguir na edificação mútua e na busca comum da paz, dom do Ressuscitado”.

Também recordou que na Basílica de São Clemente está o túmulo de São Cirilo, “apóstolo dos eslavos, cuja pregação espalhou a fé nas terras onde sua Igreja desempenha a sua missão”.

Em seu discurso, mencionou que “ainda hoje, muitos irmãos e irmãs são perseguidos por causa do Evangelho; eles representam uma urgente advertência para nós e nos interpelam a buscar uma maior unidade”.

Ao falar sobre a evangelização, afirmou que “para anunciar o Senhor não é suficiente reafirmar os modelos do passado, é preciso escutar o Espírito Santo, que sempre inspira maneiras novas e ousadas para evangelizar os contemporâneos”.

“Isso também acontece hoje, em países tradicionalmente cristãos, muitas vezes marcados pela secularização e indiferença”.

O exemplo dos Santos Cirilo e Metódio “nos recordam que unidade não significa uniformidade, mas reconciliação na diversidade no Espírito Santo”, concluiu.

Confira também: