O ginecologista Robert Rho, de Nova York (Estados Unidos), será preso por homicídio por negligência criminal, depois de deixar que uma mulher grávida morresse com sangramento. Entretanto, de acordo com seu advogado, sua pena não superaria 10 meses.

Rho se declarou culpado no dia 4 de maio e espera a sentença. O ginecologista norte-americano foi preso em outubro de 2016, apenas três meses depois da morte de Jaime Lee Morales, mulher de 30 anos, com seis meses de gravidez.

Jaime Lee pagou 6 mil dólares pelo aborto, uma prática totalmente legal no estado de Nova York até as 24 semanas de gestação.

Porém, durante o procedimento, Rho foi incapaz de parar uma hemorragia que custou a vida de Jaime Lee.

O ginecologista deve ser sentenciado no dia 26 de junho na Corte Criminal de Queens, Nova York. O período de prisão mais longo que poderia enfrentar é de 4 anos, mas seu advogado Jeffrey Lichtman confia que não passe de 10 meses na prisão.

Para o assistente do promotor do distrito, Brad Leventhal, o crime de Rho está além de um erro de má prática médica. Disse que se trata de “avareza e arrogância”, pois deixou que Jaime Lee “sagrasse até a morte” e “não fez nada” para salvá-la.

Para a plataforma pró-vida norte-americana Americans United for Life, com a prisão de Rho, a família de Jaime Lee “recebeu alguma medida de justiça”.

Entretanto, indicou, “a verdade é que o tipo de comportamento descrito no julgamento de Rho – não seguir as melhores práticas médicas, usar pessoal não capacitado, não monitorar adequadamente os sinais vitais, não manter um ambiente estéril etc. – é muito comum nas clínicas de aborto nos Estados Unidos”.

Confira também: