O Papa Francisco pediu o fim da violência e da vingança na República Centro-Africana, país que vive uma sangrenta guerra civil e no qual, no último dia 1º de maio, faleceram 16 pessoas, incluindo um sacerdote, e outras 99 ficaram feridas durante o ataque a uma igreja na cidade de Bangui.

“Convido a rezar pelo povo da República Centro-Africana, país que tive a alegria de visitar e que carrego no coração, e onde nos últimos dias tem havido muita violência com numerosos mortos e feridos, incluindo um sacerdote”, foram as palavras do Santo Padre depois da oração do Regina Coeli no Vaticano, no último domingo, 6 de maio.

“Que o Senhor, por intercessão da Virgem Maria, ajude todos a dizer não à violência e à vingança para construir juntos a paz”.

Segundo informaram diversas agências, vários homens armados entraram na Igreja católica de Nossa Senhora de Fátima e atiraram nas 200 pessoas que estavam na Missa celebrando a festa de São José.

Conforme informaram inicialmente, e depois confirmaram, o ataque foi perpetrado pela milícia muçulmana PK5, também conhecida como “A Força”. Este grupo terrorista está em guerra contra as forças do governo e contra as milícias cristãs, e até contra outros grupos muçulmanos.

A igreja de Nossa Senhora de Fátima já foi alvo de um ataque terrorista em maio de 2015, quando morreram 15 pessoas.

Desde 2013, a República Centro-Africana tem sido alvo de numerosos ataques devido ao difícil processo de transição que o país enfrenta e que provocou uma onda de violência pelo confronto entre os grupos armados Séléka e os Anti-Balaka, o que fez com que aproximadamente um milhão de pessoas ficassem deslocadas.

Confira também: