O Papa Francisco confirmou Dom Giovanni Angelo Becciu como seu Delegado Especial ante a Soberana Ordem de Malta para receber o juramento do novo Grão-Mestre, Frei Giacomo Dalla Torre, eleito pelo Conselho Pleno de Estado na quarta-feira, 2 de maio.

Em uma carta enviada a Dom Becciu na quarta-feira, 2 de maio, e divulgada na manhã de hoje, o Santo Padre agradeceu pelo trabalho realizado nos últimos 15 meses, desde que foi nomeado para esta comissão, a ajuda na tarefa de atualização da Carta Constitucional da Ordem e do seu Código.

“Em primeiro lugar – afirmou o Papa na missiva –, quero agradecer a dedicação do arcebispo na delicada tarefa, cumprida com grande disponibilidade principalmente no encontro e na escuta atenta dos Membros da Ordem”.

Francisco justificou a renovação do encargo no qual “o caminho da renovação espiritual e jurídica na Instituição ainda não está concluído”. Por isso, “peço-lhe para que continue a desempenhar o cargo de meu Delegado até a conclusão do processo de reforma e, de qualquer forma, até quando considerarei útil para a própria Ordem”.

Na carta, o Pontífice sublinhou que “até então, o senhor continuará a dispor de todos os poderes e será meu porta-voz exclusivo para tudo o que se refere às relações entre esta Sé Apostólica e a Ordem”.

“Com isso, nomeio Sua Excelência para receber o juramento do novo Grão-Mestre da Ordem, Sua Alteza Eminentíssima Frei Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, no dia 3 de maio. Renovando as minhas orações, concedo cordialmente a minha Bênção Apostólica, ao Grão-Mestre e a todos os membros da Ordem”, concluiu o Papa Francisco.

O Santo Padre nomeou Dom Giovanni Angelo Becciu, Arcebispo de Roselle e Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Delegado Especial para o Capítulo Extraordinário da Ordem de Malta que deveria eleger o novo Grão-Mestre, em 2 de fevereiro de 2017.

Esta nomeação aconteceu em 25 de janeiro, depois da renúncia do Grão-Mestre Matthew Festing, após várias semanas de diálogo entre a Ordem de Malta e a Santa Sé sobre a legitimidade do Grupo nomeado pela Secretaria de Estado do Vaticano para investigar as circunstâncias nas quais ocorreu a substituição do Grão-Chanceler, Albrecht Freiherr von Boeselager.

Confira também: