Enquanto milhares de católicos se preparam para assistir a JMJ Colônia 2005, os australianos expressaram seu desejo de organizar e albergar a seguinte JMJ em 2008.

O Arcebispo do Sydney, Cardeal George Pell, enviou ao Papa Bento XVI a solicitude para que a cidade se converta na sede da 11º Jornada Mundial da Juventude.

As autoridades começaram a especular e afirmam que, de obter a sede, poderiam receber a 250 mil peregrinos, ultrapassando aos 200 mil visitantes que receberam para as Olimpíadas do ano 2000.

Recentemente, o Cardeal afirmou que “acreditamos que temos a capacidade, a força espiritual, a experiência organizativa e os recursos financeiros necessários em Sydney e em toda a Austrália para ser os anfitriões deste encontro”.

O Papa Bento XVI anunciará oficialmente o lugar da seguinte JMJ em 21 de agosto, durante a Missa de clausura da JMJ Colônia 2005. As outras cidades que também desejam albergar o encontro pertencem a África do Sul e ao Brasil.

Também se soube que o Primeiro-ministro australiano, John Howard, apóia a moção de converter  Sydney na seguinte sede do evento mundial juvenil.