O Papa Francisco aceitou nesta quinta-feira a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Viseu, Portugal, de Dom Ilídio Pinto Leandro e nomeou com seu sucessor o Cônego António Luciano dos Santos Costa, até então vigário episcopal para o Clero da Guarda.

O novo Bispo de Viseu nasceu em 26 de março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), Distrito e Diocese da Guarda. Frequentou o Colégio São Romão em Seia e, mais tarde, a Escola de Enfermaria em Coimbra, obtendo o Diploma de Profissional de Enfermagem.

Depois foi enfermeiro no Hospital da Universidade de Coimbra. Paralelamente frequentou o Instituto de Estudos Teológicos de Coimbra, entrando depois no Seminário Maior da Guarda (1981-1985). Estudou Teologia Moral na Academia Afonsiana de Roma (1987-1990).

Foi ordenado sacerdote da Diocese da Guarda em 29 de junho de 1985 e, em seu ministério sacerdotal, serviu como responsável pelo Pré-Seminário e diretor do Secretariado de Educação da Juventude (1985-1987); Professor de Teologia Moral no Instituto de Teologia de Viseu (1995-2013); Professor de Ética na Escola de Enfermagem Watch.

Também atuou como diretor do Serviço Diocesano de Pastoral Vocacional; Capelão da Universidade da Beira (Covilhã); responsável pela organização do processo diocesano de beatificação / canonização do Servo de Deus Monsenhor João de Oliveira Matos; Capelão do Hospital Sousa Martins da Guarda; chefe da Pastoral para o Ensino Superior no Instituto Politécnico da Guarda.

Desde 1990 foi pároco em várias paróquias: no Vicariato Forâneo da Covilhã (Vila do Carvalho, São Martinho e São José); no Vicariato Forâneo da Guarda (Vale da Estrela); também foi o arcipreste da Guarda.

Atualmente é Administrador Paroquial das paróquias do Vale do Mondego (Pero Soares, Vila Soeiro, Misarela, Faia, Cavadoude Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Porto da carne); Vigário Episcopal para o Clero, membro do Conselho Presbiteral e Juiz do Tribunal Eclesiástico.

A ordenação episcopal do novo Bispo nomeado de Viseu está marcada para o dia 17 de junho, às 16h, na Sé da Guarda; o início de sua atividade pastoral como Prelado desta Diocese acontecerá em 22 de julho.

Renúncia de Dom Ilídio

O pedido de renúncia do até então Bispo de Viseu, Dom Ilídio Pinto Leandro, se deu por motivos de saúde, seguindo o que é estabelecido pelo parágrafo 2 do cânon 401do Código de Direito Canônico.

Conforme recorda a Agência Ecclesia do episcopado português, em 21 de setembro de 2017, a Diocese de Viseu tinha emitido um comunicado detalhando os motivos que levaram o bispo local a pedir ao Papa a sua renúncia ao cargo, por motivos de saúde.

“Há sete anos, Dom Ilídio sofreu um AVC que, não deixando sequelas físicas, deixou debilidades na sua capacidade de trabalho, que sentia especialmente na condução de reuniões com agenda mais pesada”, afirmava a nota.

Dom Ilídio Leandro foi ordenado Bispo a 23 de julho de 2006, após ter sido nomeado por Bento XVI como sucessor de Dom António Marto na Diocese de Viseu.

Confira também: