A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) elegeu ontem ao Dom Augusto Castro, Arcebispo de Tunja, como seu novo Presidente.

Os prelados, reunidos em Assembléia Plenária, também escolheram ao Dom Iván Marín, Arcebispo do Popayán, como Vice-presidente do organismo e ratificaram ao Dom Fabián Marulanda como Secretário Geral da CEC.

Dom Castro sucede no cargo ao Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, Arcebispo de Bogotá. Atualmente integra uma comissão da Igreja Católica que procura uma aproximação entre o governo do Presidente Álvaro Uribe e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Nas suas primeiras declarações à imprensa, Dom Castro exortou aos caluniadores da chamada Lei de Justiça e Paz, que regulamenta a desmobilização de grupos armados ilegais, a respeitar a norma e a aceitá-la como o único caminho que tem o país para procurar a paz.

"Não é preciso fazer uma justiça tão rígida que quebre toda possibilidade de paz, como tampouco terá que fazer uma paz construída sobre a impunidade, porque em outras ocasiões já nos demos conta de que o resultado foi mais conflito e guerra", indicou.

Do mesmo modo, assinalou que como Presidente do Episcopado tem “muitas provocações, naturalmente trabalhar pela Igreja com todo afinco e naturalmente pela paz do país. Além disso, fazer cumprir os mandatos do Santo Padre".