“O Papa nos pediu perdão formalmente em seu nome e em nome da Igreja universal”, expressaram três vítimas de abusos sexuais cometidos pelo sacerdote Fernando Karadima, depois do encontro com o Papa Francisco em Roma, nos últimos dias 28 e 29 de abril.

Juan Carlos Cruz, James Hamilton e José Andrés Murillo, vítimas que denunciaram os abusos cometidos pelo sacerdote Fernando Karadima, declarado culpado em janeiro de 2011 pelo Vaticano, participaram em uma coletiva de imprensa em Roma no dia 2 de maio.

“Reconhecemos e agradecemos este gesto e a enorme hospitalidade e generosidade destes dias. Também agradecemos a Dom Jordi Bertomeu que, a pedido do Papa, nos acompanhou e soube transformar esta estadia em algo construtivo”, expressaram.

Os denunciantes foram recebidos durante quase uma semana na Casa Santa Marta e se reuniram em privado, durante várias horas, com o Santo Padre, que “se mostrou muito receptivo, atencioso e empático”, afirmaram Cruz, Hamilton e Murillo.

“Durante cerca de dez anos fomos tratados como inimigos porque lutamos contra o abuso sexual e o encobrimento na Igreja. Atualmente, conhecemos um rosto amigável da Igreja, totalmente diferente do que conhecemos antes”, manifestaram.

“Conseguimos conversar de maneira respeitosa e franca com o Papa. Abordamos temas difíceis, como o abuso sexual, o abuso de poder e, sobretudo, o encobrimento dos bispos chilenos. Acontecimentos que não nos referimos como pecados, mas crimes e corrupção e que não acabam no Chile, mas são uma epidemia”.

“Uma epidemia que destruiu milhares de vidas de crianças e jovens. Pessoas que confiaram e foram traídas em sua fé e em sua confiança. Nós falamos da experiência. Uma a qual outros não conseguiram sobreviver”.

Entretanto, afirmaram que “em nossa vida encontramos sacerdotes, religiosos e religiosas comprometidos com a dignidade das vítimas e com a justiça. Pessoas honestas e corajosas que conseguiram progresso nesta luta. São muitos e são essenciais”.

“Esperamos que o Papa transforme em ações exemplares e exemplificadoras as suas palavras amorosas de perdão”, enfatizaram.

“Caso contrário, tudo isso será uma letra morta. Finalmente, gostaríamos de repetir que decidimos aceitar este convite em nome de milhares de pessoas que foram vítimas de abuso sexual e encobrimento da Igreja Católica. Eles deram o sentido à nossa visita”, concluíram.

Em 2015, Juan Carlos Cruz, José Andrés Murillo e James Hamilton apresentaram uma denúncia por “danos morais” contra o Arcebispado de Santiago e pediram uma indenização de 450 milhões de pesos (cerca de 640 mil dólares) além de um pedido público de desculpas da Igreja pelo suposto encobrimento dos abusos.

O Papa Francisco recebeu as vítimas, depois de ler o relatório elaborado por Dom Charles Scicluna, que viajou ao Chile para reunir testemunhos sobre o Bispo de Osorno, Dom Juan Barros, acusado de encobrimento de abusos sexuais cometidos por Karadima.

Nas próximas semanas, o Papa Francisco receberá os bispos chilenos em Roma para discutir o relatório de Dom Scicluna.

Confira também: