Na audiência geral desta manhã, o Papa Bento XVI recordou a imensa misericórdia de Deus que redime e transforma aos homens até convertê-los em "filhos da paz e da caridade".

O Santo Padre dedicou sua catequese de hoje a comentar o Cântico conhecido como "Deus Salvador". “O hino da carta aos Efésios –disse– é uma oração de bênção dirigida a Deus Pai. Seu desenvolvimento está dedicado a delinear as várias etapas do plano de salvação que se cumpre através da obra de Cristo”.

Do mesmo modo, afirmou que “o Pai nos escolhe, sobre tudo, para que caminhemos santos e imaculados no amor, logo nos predestina a ser seus filhos, além disso nos redime e nos perdoa os pecados, revela-nos plenamente o mistério de salvação em Cristo, finalmente nos doa a vida eterna oferecendo sua garantia com o dom do Espírito Santo em vista da ressurreição final”.

Ao longo de sua catequese, o Papa Bento XVI destacou a presença de cada uma das Pessoas da Santíssima Trindade nos eventos salvíficos que o canto dá a conhecer: “Parte-se do Pai, que é o iniciador e o artífice supremo do plano de salvação; se fixa o olhar em seu Filho que realiza o desígnio no interior da história; chega-se ao Espírito Santo que imprime seu selo a toda a obra da salvação”.

Sobre o chamado do Pai afirmou que este “tem como conteúdo a santidade que é participação da pureza transcendente do Ser divino e de sua íntima essência de caridade: Deus é amor. Deste modo o ágape se converte em nossa profunda realidade moral”.

Seguidamente, sobre a predestinação a ser filhos de Deus, disse que “Paulo exalta em outras cartas esta sublime condição de filhos que implica a fraternidade com Cristo, o Filho por excelência, e a intimidade no Pai celeste que pode ser invocado como Abbá em uma relação de espontaneidade e de amor”.

O Santo Padre concluiu sua catequese citando a Santo Ambrósio, Bispo de Milão, quem destaca que “não se tem porque duvidar que os membros estejam unidos à sua cabeça, sobre tudo porque desde o início fomos predestinados a ser adotados como filhos de Deus por meio de Jesus Cristo. Deus tem redimido e transformado, àqueles que segundo a natureza da carne fomos filhos da ira e sujeitos ao castigo, para que fôssemos filhos da paz e da caridade”.

O Pontífice concluiu a audiência geral entoando com todos os presentes o Pater Noster e repartindo a bênção apostólica.