Uma delegação de Bispos e Cardeais alemães se reunirá no Vaticano com responsáveis da Cúria Romana para tratar sobre o tema do possível acesso à Eucaristia de esposos não católicos de matrimônios mistos.

Esta reunião, que será realizada na próxima quinta-feira, 3 de maio, acontece depois do convite feito pelo Papa Francisco ao Cardeal Reinhard Marx, Arcebispo de Munique e presidente da Conferência Episcopal Alemã, para dialogar sobre este assunto no Vaticano após a solicitação de um esclarecimento por parte de Bispos alemães.

No mês de fevereiro, a Conferência Episcopal Alemã anunciou a preparação de um documento com uma série de pautas para permitir a comunhão de cristãos protestantes casados com fiéis católicos sob determinadas condições.

Um segundo marco aconteceu no começo de abril, quando sete bispos alemães enviaram uma carta ao Vaticano na qual solicitavam que o assunto fosse esclarecido. A missiva foi recebida na Congregação para a Doutrina da Fé e no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Em sua carta, os sete bispos pediam que esclarecessem se a recepção da Comunhão Eucarística para os protestantes casados com católicos pode ser decidida por uma conferência episcopal ou se é necessária uma “decisão da Igreja universal”.

Participarão da delegação alemã o Cardeal Reinhard Marx; o Cardeal Rainer Maria Woelki, Arcebispo de Colônia; Dom Felix Genn, Bispo de Münster; Dom Karl-Heinz Wiesemann, Bispo de Speyer e Presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal Alemã; Dom Rudolf Voderholzer, Bispo de Regensburg e Vice-presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal Alemã; Dom Gerhard Feige, Bispo de Magdeburg e Presidente da Comissão para o Ecumenismo da Conferência Episcopal Alemã; e Pe. Hans Langendörf, Secretário Geral da Conferência Episcopal Alemã.

Por parte da Cúria Romana, participarão da reunião com os Bispos e Cardeais alemães Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Mons. Markus, Subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; e Pe. Hermann Geissler, Chefe do Escritório da Seção Doutrinal da Congregação para a Doutrina da Fé.

Confira também: