O Bispo de Mondoñedo-Ferrol, Dom José Gea Escolano, asseguou ver "como uma aberração" que o Governo espanhol  impulsione e pretenda legitimar no el próximo ano as uniões de casais homossexuais.

Em declarações à Rádio Lugo, Dom Gea Escolano disse que esta iniciativa suporia  "praticamente" a destruição da família e do matrimônio "tal e como se entende". Portanto, disse que vê como "uma aberração" que o Governo se proponha a legalizá-los, e lembrando como João Paulo II "aludiu ao tema na visita do Presidente do Governo".

Dom Gea Escolano manifestou não compreender "tanto empenho" por parte do Governo "quando são uns grupos que estão pedindo uma coisa a que não podem ter acesso e que vai contra a família".

O Prelando de origem valenciana sugeriu que com o novo Governo se podem ver reduzidos os valores morais.

Mais adiante Dom Gea Escolano destacou os três pontos de mencionou o Papa João Paulo II nas visitas institucionais de Zapatero: "o aborto, e neste caso com que direito se suprime a vida, as uniões entre homossexuais, no sentido de igualar à família e inclusive dando abertura à adoção e suprimir a alternativa do ensino religioso”.

Ao perguntar-se, finalmente, sobre “que futuro positivo pode haver para a sociedade", o Prelado respondeu: “Por parte do Governo, nenhum".