O Papa Francisco fez duas nomeações para o episcopado brasileiro nesta quarta-feira: Dom Airton José dos Santos passa a ser o novo Arcebispo de Mariana (MG) e Padre Mário Spaki para a Diocese de Paranavaí (PR).

Na Arquidiocese de Mariana, Dom Airton, que até então era Arcebispo de Campinas (SP), sucederá Dom Geraldo Lyrio Rocha, que teve a sua renúncia por motivos de idade aceita pelo Papa Francisco.

Nascido em 25 de junho de 1956 em Bom Repouso (MG), Dom Airton estudou Filosofia e Teologia em São Paulo e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1985, incardinado na Diocese de Santo André (SP), onde serviu como vigário paroquial, reitor de seminário, vigário regional, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, coordenador diocesano da Pastoral Vocacional e da Pastoral Familiar, pároco e chanceler e ecônomo diocesano.

Em 19 de dezembro de 2001, foi nomeado Bispo auxiliar de Santo André, tendo recebido a ordenação episcopal em 2 de março de 2002. Em agosto de 2004, foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes (SP) e, em 15 de fevereiro de 2012, Arcebispo de Campinas.

Em seu ministério episcopal, já exerceu as funções de secretário do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente da Comissão para a Liturgia.

Em âmbito nacional, foi presidente da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de segunda instância e membro da Comissão Episcopal para a implementação do Acordo Brasil-Santa Sé.

Atualmente, ele preside o Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde às dioceses do estado de São Paulo.

Já para a Diocese de Paranavaí (PR), o Santo Padre nomeou como Bispo Padre Mário Spaki, do clero da Diocese de Ponta Grossa (PR) e atual secretário-executivo do Conselho Episcopal Regional Sul 2 da CNBB.

Nasceu em 14 de dezembro de 1971 em Irati (PR). Estudou Teologia pela Faculdade Gregoriana de Roma e Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITIME), da Diocese de Ponta Grossa. Também cursou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.

Foi ordenado sacerdote em 3 de agosto de 2003, incardinado na Diocese de Ponta Grossa, na qual atuou como vigário e reitor do Seminário de Filosofia São José.

Confira também: