Em uma declaração enviada à imprensa na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, informou que o Papa Francisco receberá no sábado, 28, e no domingo, 29, três vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero no Chile.

“No próximo final de semana, o Papa Francisco vai acolher na Casa Santa Marta três vítimas de abusos cometidos pelo clero no Chile: respectivamente Juan Carlos Cruz, James Hamilton e José Andrés Murillo”, afirma o também porta-voz do Papa.

“O Papa agradece aos chilenos por terem aceitado o convite. Durante esses dias de encontro pessoal e fraterno, deseja pedir perdão, compartilhar sua dor e sua vergonha por aquilo que sofreram e, sobretudo, ouvir suas sugestões a fim de evitar que se repitam esses atos reprováveis”.

Em seguida, disse que Francisco “receberá as vítimas individualmente, para permitir que falem o tempo necessário”.

“O Santo Padre pede orações pela Igreja no Chile neste momento doloroso, desejando que esses encontros possam se realizar em um clima de serena confiança e ser um passo fundamental para remediar e evitar para sempre os abusos de consciência, de poder e, em especial, sexuais no seio da Igreja”.

Trata-se de um novo gesto do Papa depois da carta aos bispos chilenos enviada há alguns dias para convidá-los a Roma para falar sobre o relatório do caso Dom Juan Barros, preparado por Dom Charles Scicluna, depois de ouvir os testemunhos que acusam o Bispo de Osorno de encobrir os abusos sexuais cometidos por Fernando Karadima. Na carta, o Papa também pede perdão.

“Pretendo convidá-los a Roma para dialogar sobre as conclusões da mencionada visita e as minhas conclusões”, assinalou Francisco na sua carta assinada em 8 de abril e divulgada pela Santa Sé. Disse que o encontro tem o objetivo “de fazer a verdade brilhar em nossas vidas”.

Confira também: