O Arcebispo de Assunção, Dom Pastor Cuquejo, afirmou durante a Missa dominical que graças à força do Espírito Santo é possível superar a corrupção “da mente e o coração” que está fazendo dano à sociedade.

Do mesmo modo, o Prelado acrescentou que a presença de Deus permite aos fiéis viver a fé e a esperança em meio de um mundo que experimenta “inumeráveis dificuldades”.

Por outro lado, assinalou que a figura do Papa é sinal de unidade na Igreja Universal, a que em cada Eucaristia recorda ao sucessor de Pedro depois da consagração do pão e o vinho.

“Logo depois da consagração mencionamos ao Santo Padre, para que seu ministério pastoral seja abençoado pelo Espírito Santo, e o fazemos em um contexto Eucarístico, no momento em que Cristo se faz sacramentalmente presente”, explicou.

Do mesmo modo, indicou que a coleta do Óbolo de São Pedro, que se realiza cada 29 de junho, tem como objetivo ajudar ao Pontífice a praticar a caridade com as nações mais pobres do mundo.

A história desta coleta se remonta a fins do século VIII, quando os anglo-saxões se converteram ao cristianismo e como sinal de união com o Papa decidiram enviar de maneira estável uma contribuição.

Primeiro se chamou “Denarius Sancti Petri” (Esmola a São Pedro). Logo se difundiu a outros países da Europa e foi regulada por Pio IX na Encíclica “Saepe Venerabilis”, de 5 de agosto de 1871.