Um grupo de desconhecidos incendiou um templo evangélico localizado na cidade de Shahdara, na província de Punjab, no Paquistão.

Segundo a agência Fides, os delinquentes lançaram uma “bomba motolov artesanal” em 15 de abril em um dos salões do templo, que pertence à comunidade “A missão Evangelho de Jesus”, meia hora antes da aula de catequese.

O local ainda estava sendo construído, mas já era usado para os cultos. Além disso, é cercado por um muro.

O pastor da comunidade, Yousaf Aziz John, assegurou à Fides: “não recebemos ameaças nem tivemos conflitos com ninguém, este ato criminoso impressionou a todos”.

“O fogo se espalhou rapidamente: queimou as esteiras, tapetes, cadeiras, móveis, cruzes, livros sagrados como a Bíblia, textos de hinos, livros de catequese e temos que restaurar tudo dentro do local”, manifestou.

“Os membros da comunidade choram ao ver a sua Igreja assim, rezamos pelos culpados e colocamos tudo nas mãos de Deus. Ele vê tudo e protegerá o seu povo”, continuou.

John também disse a UCA News: “Somos uma comunidade pobre e construímos a casa de Deus com doações” e “perdemos mais de 50.000 rúpias (cerca de 430 dólares). Exigimos um remédio imediato para as feridas de toda a comunidade cristã”.

Por sua parte, o Arcebispo de Karachi, Dom Joseph Coutts, condenou “este ato criminoso” e expressou a sua “preocupação pela proteção dos cristãos no Paquistão”, pois no dia 15 de abril, alguns desconhecidos também perpetraram um atentado em um bairro cristão na cidade de Quetta, na província paquistanesa de Baluchistan, que provocou a morte de duas pessoas e cinco ficaram feridas.

“Constatamos que os ataques contra as minorias religiosas estão aumentando. O governo deve tomar medidas sérias e não subestimar o fenômeno”, indicou o Pe. Bonnie Mendes, sacerdote da diocese de Faisalabad.                                                                          

A agência Fides assinalou que a Comissão Nacional para a Justiça e a Paz da Conferência Episcopal do Paquistão organizou, em 17 de abril, uma manifestação nacional para expressar a solidariedade às vítimas recentes e sensibilizar as autoridades.

O delegado de Shahdara, Mohammad Waryam, disse à Fides que “nós começamos a investigação, mas não há testemunhas”.

A igreja evangélica incendiada está na mesma cidade o cristão de 17 anos, Patras Masih, foi acusado conteúdo “blasfemo” no Facebook.

Mais de três mil muçulmanos foram às ruas para exigir sua prisão e execução pública. Masih disse que alguns dias antes perdeu o seu celular e que qualquer pessoas poderia ter feito a publicação da qual o acusam.

Confira também: