“Construindo os Tijolos da Nossa Fé” é o nome da campanha para restaurar a Catedral de São João Batista, na cidade de San Juan (Porto Rico), a segunda mais antiga da América, por ocasião dos 500 anos da sua construção.

O secretário da catedral, José Alfredo Lara Fontánez, informou ao Grupo ACI que o trabalho de restauração começou em 2016 e está previsto para terminar em 2021, na celebração dos 500 anos do templo.

Também indicou que é importante restaurar a catedral devido a sua antiguidade e porque “o Governo Federal dos Estados Unidos a declarou Patrimônio da Humanidade em 1977”.

Além disso, em setembro de 2017 os furacões Irma e Maria atingiram Porto Rico e “provocaram problemas de infiltração de água no teto da catedral, destruíram a arte na cúpula e nas paredes. Os ventos destruíram um vitral na lateral em uma das capelas da catedral. Esses vitrais são históricos e é muito caro substituí-los, porque se trata de restaurar e deixa-lo como estava anteriormente”.

Segundo indica o site da catedral, calcula-se que gastaram cerca de 910 mil dólares na restauração da catedral.

Para financiar as obras, a campanha “Construindo os Tijolos da Nossa Fé” realizará várias atividades durante os próximos anos.

No dia 12 de abril, às 19h, apresentaram um show para arrecadar fundos “Cantando celebramos os 500”, no qual participou a cantora porto-riquenha Nydia Caro. O dinheiro será destinado para restaurar o campanário.

Por sua parte, Caro disse à mídia local que há 20 anos fez uma apresentação no templo católico.

“Para mim é muito especial estar de volta e poder contribuir na reconstrução da catedral. Este é um lugar muito especial”, expressou.

A Catedral de São João Batista em Porto Rico, construída em 1521, foi destruída por uma tempestade e reconstruída oito anos depois. Foi nomeada Basílica Menor pelo Beato Paulo VI em 1978.

Dentro do templo se encontra uma relíquia de primeiro grau de San Pio, mártir cristão do século I, e os restos mortais do conquistador espanhol Juan Ponce de León. Também se encontram alguns paramentos e roupas usadas por São João Paulo II em sua visita a Porto Rico em 1984.

A Catedral de Santo Domingo, na República Dominicana, é considerada a mais antiga da América. Começou a ser construída em 1514.

Confira também: