A Fundação Cardeal Küng denunciou a detenção do Bispo Julio Jia Zhiguo, de 70 anos de idade, membro da Igreja Católica clandestina chinesa. O Prelado foi detido na sua casa em Hebei, no norte do país. Não é a primeira vez que Dom Jia Zhiguo é detido pois já passou antes 20 anos de sua vida na prisã, devido a sua fidelidade ao Vaticano.

"O Bispo Jia Zhiguo, bispo católico clandestino da diocese do Zheng Ding, na província do Hebei, foi detido mais uma vez por dois dirigentes governamentais em sua casa... e levado a algum lugar desconhecido", informou a Fundação Cardeal Küng.

Segundo a fundação, não se especificou de que é acusado Dom Jia. depois de cumprir uma pena de cárcere durante 20 anos, o Bispo foi detido seis vezes desde janeiro de 2004.

A agência Asianews informou que representantes do Governo de Peking, advertiram ao Bispo que seria detido e lhe ordenaram dizer a seus vizinhos que seria “transladado a outro lugar para ser submetido a controles médicos”. A agência precisa que o prelado “não estava doente nesses momentos e não necessita tratamento médico nenhum”.

Segundo a agência, cada vez que há uma importante festa religiosa como Natal ou Semana Santa, Dom Jia é detido e submetido a “adestramento religioso”.

Em 1999, para impedir sua atividade evangelizadora, a polícia lhe proibiu abrir um orfanato para meninos abandonados ou discapacitados. Depois, devido à pressão internacional, levantou-se a proibição e agora atende a um centenar de meninos com problemas.

A China rompeu relações diplomáticas com o Vaticano em 1951, quando os comunistas chegaram ao poder ao final da guerra civil. Desde então, os católicos fiéis ao Papa devem viver sua fé na clandestinidade. Dezenas de bispos, sacerdotes e religiosos foram presos e condenados a vários anos de cárcere.

Embora o governo chinês estima que há cinco milhões de católicos no país, para vários analistas a cifra real poderia alcançar os 12 milhões. O governo criou a Associação Patriótica Católica a China, onde controla o culto e designa aos bispos.