Recentes pesquisas realizadas com um scaner  3D pela obstetra norte-americana Stuart Campbell mostraram em tempo real as expressões faciais de um bebê não nascido de 12 semanas, que foi visto “caminhando” no útero da mãe, bocejando e esfregando os olhos.

Segundo Campbell, que trabalha na Create Health Clinic de Londres, as imagens tomadas pelo ultrassom tradicional permite obter retratos de duas dimensões, que embora sejam de grande utilidade para avaliar o crescimento do feto, não oferecem muita informação sobre o comportamento do não-nascido.

Entretanto, a nova técnica desenvolvida por Campbell permite observar com clareza  expressões faciais como o sorriso e o choro várias semanas antes de nascer.

O cientista explicou que seu trabalho mostra pela primeira vez quão complexa é a conduta do feto desde suas primeiras etapas de desenvolvimento. “Esta é uma nova  ciência que permitirá compreender e decodificar a conduta do bebê”, afirmou Campbell e acrescentou que  “além disso, no futuro, nos ajudará a entender e diagnosticar doenças genéticas”.

As imagens tomadas por Campbell demostraram, entre outras coisas, que:

  • A partir da semana 12, o bebê não nascido pode estirar-se, chutar e saltar no útero, muito antes de que a mãe comece a sentir seus movimentos.
  • A partir da semana 18, podem abrir os olhos. A maioria dos médicos acreditava que as pálpebras estavam fechadas até a semana 26.
A partir da semana 26, se comportam quase como um bebê.  Riem, coçam, choram, têm soluço e sugam. Até o momento acreditava-se que não começaram a sorrir até seis semanas depois de ter nascido.