Os Legionários de Cristo expressaram suas condolências pela morte em Roma do seminarista Anthony Freeman, o qual serviu na Missa de Páscoa com o Papa Francisco e seria ordenado diácono no próximo dia 7 de julho, nos Estados Unidos.

“A sua ausência nos causa profunda tristeza. Desejamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a Deus pelo dom da vida de Anthony, seu exemplo e alegria, assim como as inúmeras mensagens que recebemos”, assinalaram em um comunicado nesta sexta-feira.

“A sua vida foi um dom entre nós e pedimos a Deus que lhe conceda o descanso eterno e que console os seus familiares e amigos com a esperança pascal”, acrescentam.

O texto explica que Anthony Freeman “morreu na noite do dia 1º de abril, aos 29 anos, no Colégio Internacional Legionários de Cristo, em Roma. Sua morte ocorreu devido a uma cardiomiopatia dilatada, segundo o resultado do exame médico informado à congregação na manhã de hoje”.

A cardiomiopatia dilatada é um distúrbio caracterizado por hipertrofia e dilatação progressiva do coração, que diminui a capacidade de bombear o sangue de forma eficaz.

O texto indica que, “assim que foi divulgada a notícia da sua morte, os superiores do irmão Anthony se comunicaram com seus familiares para informá-los sobre a triste notícia e acompanhá-los neste momento doloroso. Alguns legionários visitaram os pais do irmão Anthony em sua casa para acompanhá-los neste momento difícil”.

Irmão Anthony tinha uma presença muito ativa nas redes sociais. Ele fez a sua última publicação no Instagram algumas horas antes de morrer, contando a sua experiência no Domingo de Páscoa. “Depois de um retiro de silêncio durante oito dias, tive a bênção de encontrar o Papa Francisco hoje e servir na Missa de Páscoa!”.

Anthony Freeman nasceu em Houma, estado de Louisiana, em 1988. Entrou no noviciado em Connecticut, em 2005, e fez as suas primeiras profissões em 2 de setembro de 2007.

Estudou um ano em Salamanca (Espanha) e terminou Filosofia em Thornwood, Nova York. Formou-se no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, em Roma.

Fez a sua profissão perpétua com os Legionários de Cristo em 10 de agosto de 2013 e recebeu o ministério do acolitado em 26 de fevereiro de 2017.

Em 2015, começou a estudar Teologia no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum.

Irmão Anthony Freeman escreveu o livro “One Step Closer: 40 Doses of Motivation, Hacks, and Experiences to Share with Millennial Catholics”, que poderia ser traduzido como “Um passo mais perto: 40 doses de motivação, dicas e experiências para compartilhar com milenials católicos”, que pode ser encontrado em amazon.com.

Confira também: