O Arcebispo do Santiago dos Cavaleiros e Presidente da Conferência Episcopal Dominicana (CED), Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio,  afirmou que a Igreja Católica cresceu no país e indicou que em 1962 só haviam cinco bispos e atualmente existem 20, quatorze em pleno exercício de seu ministério e seis eméritos”.

Na inauguração da nova sede da CED, o Prelado assinalou que este lugar “é sinal, pois, do crescimento da Igreja na República Dominicana” e recordou que em 1953 só existia uma diocese a nível nacional. “Hoje há duas arquidiocese, nove diocese territoriais e um bispado militar. Em 1962, quando começou, a CED estava composta por cinco bispos, hoje por 20, quatorze em pleno exercício de seu ministério e 6 eméritos”, acrescentou.

O Prelado também agradeceu a quem contribuiu na edificação da nova sede da CED. Entre os assistentes ao evento se pôde observar ao Presidente Leonel Fernández e a um grupo de autoridades convidadas.

A primeira Assembléia Plenária da CED se realizou em 1966. Atualmente esse organismo está composto por 29 comissões nacionais e três episcopais.