Uma criança com Síndrome de Down protagonizou uma cena comovente durante uma Via Sacra na Sexta-feira Santa, na cidade de Monclova, em Coahuila (México), ao aproximar-se da pessoa que representava Jesus Cristo para consolá-lo e protegê-lo.

O gesto do menino, identificado como Juan Pablo, foi divulgado através de um vídeo na página do Facebook “Plan C es Cynthia García-Galindo”, administrado pela comunicadora e palestrante mexicana Cynthia García-Galindo. Até o momento, teve mais de 3 milhões de visualizações e 34 mil curtidas.

As imagens mostram Juan Pablo acompanhando o ator que representa Cristo, que usa uma coroa de espinhos e caminha escoltado por três soldados romanos, enquanto o restante dos fiéis acompanha a procissão.

Quando um dos soldados bate no chão com o chicote, o menino fica ao lado de “Jesus”, o abraça e o acaricia com a outra mão.

Na descrição do vídeo, García-Galindo escreveu: “O que um menino com uma camisa de futebol verde faz durante uma Via Sacra em Monclova? Recordando-nos o amor mais sublime, de cuidar do outro com misericórdia!”.

Ela acrescentou que “a sua inocência, o seu amor transbordante e a sua Síndrome de Down transformam hoje o nosso ser. Juan Pablo é o seu nome, que deveria ser sinônimo de boa esperança”.

A palestrante mexicana disse ao Grupo ACI que o vídeo foi enviado pelos paroquianos que presenciaram este momento na Via Sacra e que ela decidiu compartilhá-lo devido ao grande impacto da sua página no Facebook. Explicou que nessa plataforma promove o bem-estar das mulheres e a inclusão social, especialmente das pessoas com Síndrome de Down, pois a sua filha adotiva tem essa condição.

A mídia local informou que a Via Sacra, da qual participou Juan Pablo, começou na igreja Cristo Rei e terminou no Santuário de Guadalupe de Monclova.

Os usuários que comentaram o vídeo, elogiaram o gesto de amor do menino. Inclusive uma mulher escreveu: “O menino está fazendo a mesma coisa que nosso Senhor faz, quando andamos tristes, cansados, perseguidos, caluniados, com problemas. Ele nos abraça, nos cuida, nos defende dos nossos inimigos, nos protege com a certeza de que tudo estará bem, pois assim como esse menino está ao lado desse homem, Jesus está conosco”.

“Isso me fez chorar. Eles têm uma missão muito grande nesta vida e, na verdade, demonstram o amor mais puro e sincero. Deus abençoe esse pequeno”, indicou outro usuário.

Confira também: