Vários católicos nas redes sociais criticaram que a companhia Google que se recusou a criar, pelo 18º. ano consecutivo, um Doodle para comemorar o Domingo de Páscoa, apesar de celebrar diversas festas e figuras icônicas ao longo do ano.

No dia 1º de abril Google afirmou ao canal americano Fox News que celebrou a Semana Santa da sua própria maneira, com um tweet que assinala o feriado.

Do mesmo modo, defendeu-se dizendo que as suas "diretrizes Doodle" estabelecem que não é permitido um Doodle para festas religiosas e que não teve um referindo-se à Páscoa desde o ano 2000.

"Nós não temos Doodles para festas religiosas, de acordo com as nossas diretrizes atuais sobre o Doodle. Podem aparecer Doodles para algumas celebrações não religiosas que surgiram de feriados religiosos, como o Dia de São Valentim, o Festival das cores de Holi, Tu B'Av e o período de celebrações em dezembro, mas não incluímos imagens religiosas nem símbolos durante estas", disse Google à Fox News.

Entre dezenas de críticos nas redes sociais se encontra o ator americano James Woods, que escreveu, em um diálogo no Twitter: "Eles detestam os cristãos. Simplesmente isso”.

Outras vozes que notaram a omissão do Google incluem o veterano oficial da Marinha, Jack Posobiec, que tuitou: "Feliz Páscoa a todos, menos ao Google hoje".

Recentemente o Google também foi criticado depois que usuários do Google Home (o assistente de voz do Google) detectara que o aplicativo podia responder perguntas sobre quem é Satanás, ou líderes religiosos como Buda ou Maomé, mas não sobre “quem é Jesus”.

David Sams, um produtor de televisão norte-americana, disse nesse então: “Quando pergunto ao Google se sabe quem é David Sams, sabe que sou eu, mas não sabe quem é Jesus, que é Jesus Cristo, e não sabe quem é Deus. É um pouco assustador, é quase como se o Google tivesse tirado Jesus e Deus do assistente de voz”.

Google decidiu desabilitar as respostas para Buda e Maomé como consequência da controvérsia.

Entre as celebrações que Google comemora regularmente com Doodles estão: o Dia da Terra, Dia de Martin Luther King, o Ano Novo Lunar, Halloween, Dia de São Patrício, Dia das Mães, Dia dos Pais, Ação de Graças e Natal. As duas últimas, junto com o dia de São Patrício, que sim contam com um Doodle, também são festividades da Igreja Católica o que indica que a companhia há 18 anos parece agir de modo seletivo quanto às festividades cristãs que recebem um Doodle no seu buscador e quais não. 

Confira também: