No ano 2000, o Papa São João Paulo II canonizou Santa Faustina Kowalska e, durante a cerimônia, declarou que todos os anos, no segundo Domingo da Páscoa, seria celebrado em toda a Igreja o Domingo da Divina Misericórdia.

Conheça aqui todo o que o Papa peregrino fez para propagar esta devoção.

Em 1967, o então Cardeal Karol Wojtyla presidiu a sessão solene que colocou ponto final no processo informativo diocesano para recopilar todos os dados e testemunhos sobre a vida e a obra de Santa Maria Faustina Kowalska.

As atas do processo foram enviadas para Roma, para que fosse aberto o processo de beatificação da vidente do Senhor da Divina Misericórdia.

Mais tarde, o Papa João Paulo II beatificou (1993) e canonizou (2000) Santa Faustina, justamente no segundo domingo da Páscoa em ambos em anos.

“E tu, Faustina, dom de Deus ao nosso tempo, dádiva da terra da Polônia à Igreja inteira, obtém-nos a graça de perceber a profundidade da misericórdia divina, ajuda-nos a torná-la experiência viva e a testemunhá-la aos irmãos”, disse o Papa na canonização de sua compatriota.

Anos antes, em 1980, São João Paulo II já tinha publicado sua carta encíclica intitulada Dives in Misericordia, sobre a misericórdia divina, na qual incentiva os fiéis a voltar o olhar ao mistério do amor misericordioso de Deus.

“Parece agora oportuno desenvolver este mistério. Sugerem-no múltiplas experiências da Igreja e do homem contemporâneo; e exigem-no também as aspirações de tantos corações humanos, os seus sofrimentos e esperanças, as suas angústias e expectativas”, escreveu.

Em 30 de abril de 2000, o Papa proclamou o segundo Domingo da Páscoa como o “Domingo da Divina Misericórdia” para o mundo todo.

Em 2002, o Pontífice estabeleceu que o “Domingo da Divina Misericórdia” se enriquecesse com indulgências, com as quais se possam beneficiar os enfermos, navegantes ou aqueles que, por causa justa, não possam abandonar sua casa ou desempenhem uma atividade impostergável.

Naquele mesmo ano, o Santo Padre viajou para Cracóvia (Polônia) e, no Santuário da Divina Misericórdia, consagrou o mundo a Jesus da Divina Misericórdia.

“Deus, Pai misericordioso, que revelaste o Teu amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós no Espírito Santo, Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem”, foram algumas das palavras de sua oração.

São João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, na noite anterior ao Domingo da Divina Misericórdia daquele ano, solenidade que ele instituiu seguindo o pedido de Jesus Cristo a Santa Faustina.

O Papa Bento XVI beatificou João Paulo II em 1º de maio de 2011,no segundo Domingo da Páscoa, e o Papa Francisco o canonizou em 27 de abril de 2014, também Festa da Misericórdia.

Confira também: