O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, questionou a ocupação da Catedral por parte de desempregados e manifestantes que foram demitidos de seu trabalho nos últimos meses.

O Prelado foi obrigado a celebrar a Missa dominical na cripta da Catedral devido à ocupação.

depois da Eucaristia, Dom Saénz se pronunciou contra a manifestação que tomou a nave central do templo. "Devemos lamentar que contra todo direito tenham ocupado as naves da catedral, violando os direitos de todos os fiéis", explicou.

Também exortou aos manifestantes a confiar nas soluções que a Igreja e o Governo estão procurando ante as demissões de trabalhadores oficiais.

Os 94 demitidos que iniciaram a manifestação a finais da semana passada -dos quais oito realizam greve de fome-, solicitam ao governo salvadorenho uma indenização total de $400 mil cólones (45 mil dólares) por ter sido despedidos e perder seus benefícios trabalhistas.

O Arcebispo recordou que "foram acolhidos quando o precisaram, mas esta medida de força não lhes favorece. Tomara que desapareçam estas pressões quando estamos tratando de ajuda-los".