Desde hoje  até o sábado 9, os 78 bispos que conformam a Conferência Episcopal Colombiana (CEC) realizarão a 79º Assembléia Plenária do Episcopado, para avaliar o triênio 2002 – 2005 e eleger amanhã aos bispos que presidirão os trabalhos administrativos deste organismo nos seguintes três anos.

A Assembléia é dirigida pelo Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, Arcebispo de Bogotá, quem foi presidente da CEC em duas ocasiões, de 1990 a 1996 e desde o ano 2002 até a atualidade.

O Cardeal Rubiano declarou ao jornal El Tiempo, que o futuro Presidente, Vice-presidente, Secretário Geral, os Bispos representantes do Comitê Permanente, os Presidentes e Membros das Comissões Episcopais, Secretário(s) Anexo(s), Economista e ao Revisor Fiscal, terão a missão de orientar a Igreja diante da difícil situação social e política que apresenta o país.

O Cardeal assinalou que entre os temas de maior preocupação para o Episcopado figuram os atentados contra a natureza humana, como o matrimônio homossexual, a eutanásia e o aborto, assuntos que na atualidade se encontram em debate no Senado colombiano.

A CEC contempla como mecanismo interno de eleição os votos das duas terceiras partes dos membros da Conferência; de não obter-se esta maioria se procederá a escolher entre os dois candidatos que tenham obtido o maior número de votos no terceiro escrutínio.