O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente, recordou nesta quarta-feira como um “bom exemplo de pastor” Dom António dos Santos, Bispo Emérito da Diocese da Guarda, falecido na última segunda-feira, 26 de março.

Em declarações à agência Ecclesia do episcopado português, Dom Clemente indicou que o Bispo Emérito da Guarda “foi e continua a ser um bom exemplo de um pastor zeloso, dedicado, com a sua simplicidade, com a sua presença amiga, nos vários locais por onde passou”.

“Sempre deixou esta imagem, do bom pastor, da pessoa que está próxima do seu povo, dos seus padres, dos seus colegas bispos”, acrescentou.

Segundo o também Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom António dos Santos “foi sempre extremamente atencioso e amigo”. “E é isso que se pede a um bispo, ser irmão entre os irmãos, próximo, que acompanha, que está quando é preciso, que diga palavras com bom senso e que, por isso mesmo, ajuda a construir Igreja”.

Dom António dos Santos faleceu às 19h30 (horário de Lisboa) do dia 26 de março, aos 85 anos, no Hospital Sousa Martins, onde estava internado.

Nascido em 14 de abril de 1932, no concelho de Vagos, Aveiro, foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 1956, em Albergaria-a-Velha, Diocese de Aveiro.

Em 7 de abril de 1976, foi recebeu a ordenação episcopal, tendo servido como Bispo auxiliar de Aveiro entre 1976 e 1979. Em seguida, foi nomeado Bispo da Guarda de 6 de dezembro de 1979 e assumiu tal Diocese em 2 de fevereiro de 1980.

O Prelado exerceu seu ministério como bispo residencial até 1 de dezembro de 2005, quando renunciou por motivos de saúde e foi sucedido por Dom Manuel Felício.

Em entrevista à agência Ecclesia, Dom Manuel Felício reconheceu que o falecimento de seu antecessor “é uma perda muito grande para a Diocese e também para esta sociedade da Guarda”.

“A memória que a diocese toda faz, nesta hora que é de luto e de saudade, é a de um bispo que se dedicou de alma e coração a ajudar todas as comunidades, todas as pessoas, para avançarem no processo da fé”, declarou.

As exéquias de Dom António dos Santos são celebradas nesta quarta-feira, desde 15h, na Sé da Guarda. Em seguida, o cortejo fúnebre seguirá para a terra natal do Prelado, na Paróquia de Santo António de Vagos, em Aveiro, onde será celebrada Missa de corpo presente às 18h30.

A Missa de sétimo dia de Dom António dos Santos também será celebrada na Paróquia de Santo António de Vagos, em Aveiro, às 19h, no dia 4 de abril, data em que completaria seu 42º aniversário de ordenação episcopal.

Confira também: