O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 26 de março, os policiais da Inspeção de Segurança Pública do Vaticano, na tradicional audiência por ocasião do início da Semana Santa, e destacou a discrição com a qual realizam seu trabalho para garantir o correto desenvolvimento das celebrações litúrgicas e o trabalho pastoral da Santa Sé ao longo de todo o ano.

“Esta citação me oferece a oportunidade de manifestar agradecimento pelo serviço que prestam à Sé Apostólica e à Cidade do Vaticano”, assinalou o Santo Padre.

Francisco ressaltou como essencial o trabalho das forças de ordem e segurança para garantir o correto funcionamento do Vaticano e o trabalho pastoral da Igreja. “A Inspeção de Segurança Pública oferece uma valiosa colaboração ao ministério pastoral do Bispo de Roma”.

“Agradeço por sua vigilante presença e pela assistência que prestam durante a celebração dos ritos litúrgicos e das numerosas manifestações que acontecem na Basílica de São Pedro e no conjunto da Cidade do Vaticano”, foram as palavras do Santo Padre.

Além disso, insistiu na importância de uma estreita colaboração entre os funcionários do Vaticano e as forças de ordem. “O Papa e seus Colaboradores, por outra parte, sabem que podem contar com vossa cooperação no curso das visitas pastorais às paróquias e às instituições civis e eclesiásticas de Roma, assim como por ocasião das visitas pastorais na Itália”.

Também destacou que o bom trabalho das forças de segurança permite a correta afluência de peregrinos aos lugares santos. “Graças à sua discreta e eficaz obra de vigilância, os peregrinos, que de todas as partes do mundo vêm visitar o túmulo do Apóstolo Pedro, têm a possibilidade de viver em tranquilidade esta importante experiência de fé”.

“Sabem realizar seus compromissos cotidianos alimentando-os com os ideais civis e humanos próprios dos membros da Polícia do Estado Italiano”, elogiou.

Do mesmo modo, “o contato com eventos de notável importância religiosa e cultural, e com sacerdotes, religiosos e leigos que colaboram na missão universal do Sucessor de Pedro, oferece seguramente ao seu trabalho novos motivos de esforço e de dedicação”.

“A especial condição na qual se encontram e trabalham permite, de fato, reforçar sua dedicação profissional, portando seiva e vigor à perene verdade do Evangelho. Testemunhando assim, em sua atividade, seus valores humanos e espirituais próprios do cristianismo, podem dar uma contribuição também à missão da Igreja”.

Nesse sentido, o Papa Francisco recordou que o Vaticano não é só a “meta de cristãos provenientes de todas as partes do mundo, mas também de representantes das diferentes religiões, representantes dos Estados e outras personalidades eclesiásticas e civis que vêm para se reunir com o Pontífice e com seus colaboradores dos diferentes Dicastérios da Santa Sé”.

“Graças também ao seu trabalho – concluiu o Papa –, estas reuniões de diálogo e a visita ao testemunho de cultura e da fé, custodiados na Cidade do Vaticano, podem ser desempenhados em um clima de serenidade e de ordem”.

Ao finalizar o encontro, o Santo Padre presenteou a sede da Inspetoria com uma imagem de São José, por representar a figura do “guardião de Jesus” e dirigiu algumas últimas palavras: “Tenho um pouco de tristeza quando veja que estão aqui, trabalhando, quando deveriam estar com os seus, mas trabalham para proteger as pessoas, a mim. Não sei como agradecê-los”.

Confira também: