O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Rouco, assegurou ante o Papa Bento XVI que com a recente legislação sobre matrimônio e família aprovada na Espanha “não apenas se nega a fé mas também a própria razão humana”.

Durante a audiência que o Pontífice concedeu a uns dois mil madrilenses que chegaram até a  Santa Sé para fechar o III Sínodo Diocesano, o Cardeal denunciou que a sociedade espanhola está “fortemente tentada por uma cultura relativista e umas propostas de vida radicalmente secularistas, expostas como se Deus não existisse’ e de costas à história interior”.

A semana passada, o Congresso dos Deputados aprovou finalmente a equiparação legal das uniões homossexuais com o matrimônio, concedendo a estes casais a possibilidade de adotar meninos. Além disso, aprovou o chamado “divórcio express”, permitindo a destruição do vínculo civil em três meses e sem consentimento da outra parte.

“Precisamente, por isso se sente chamada com uma vocação evangelizadora, cuja realização não admite demoras, a semear o Evangelho do Jesus Cristo, El Salvador do homem”, indicou o Arcebispo e recordou que tanto a sociedade nacional como a madrilense estão “profundamente seladas e marcadas ininterrompidamente desde seus inícios pelo ‘sim’ a Cristo professado por incontáveis gerações de seus filhos e filhas, de suas famílias!, no seio da Igreja Católica, com uns traços marianos extraordinariamente entranháveis”.

O Cardeal agradeceu ao Papa por lhes haver concedido esta audiência com prontidão e o cumprimentou “com todo o afeto filial que os filhos da Igreja em Madri e na Espanha guardaram sempre para o Papa, e muito mais ainda agora nestes momentos tão difíceis e ao mesmo tempo tão esperançosos da nossa história”.

Do mesmo modo, assinalou que “o III Sínodo da  Arquidiocese de Madri teve como objetivo e fio condutor, a urgência de transmitir a fé recebida aos nossos concidadãos e, singularmente, às jovens gerações de madrilenses. Em Madri a Igreja vive e está jovem no melhor sentido da expressão tal e como Sua Santidade o constatava para a Igreja Universal ao início de seu ministério petrino”.

“Estou seguro, Santo Padre, que hoje sua pessoa, suas palavras, sua proximidade de Pai, farão que verdadeiramente na alma e no coração de seus filhos de Madri alumie a esperança!”,  indicou.

No final da audiência, o Pe. Juan Antonio Martínez Caminho entregou ao Santo Padre um exemplar do livro que inclui todos os discursos do então Cardeal Joseph Ratzinger pronunciados na Espanha; editado pela Conferência Episcopal Espanhola.