O Bispo de Ambato, Dom Germán Pavón Puente organizará uma campanha para  restaurar a Catedral local, considerada como o principal símbolo católico dessa cidade.

Conforme informou a agência Andina Notícias,  para o desenvolvimento do projeto, o Conselho de Ambato (ao sul de Quito) ofereceu 100 mil dólares e a Prefeitura 25 mil.

"Isto nos motivou a nos financiar com três opções: uma rifa, as doações voluntárias e a venda de ações da Catedral. Isto não significa que vamos vender o principal símbolo religioso da cidade. Mas bem, que cada doador financie a reabilitação de um ou dois metros das paredes ou pisos", indicou o Bispo.

Recentemente, Dom. Pavón, reuniu-se com os presidentes das câmaras de produção, de fundações e organizações benéficas do Equador para financiar o projeto,que consiste em melhorar a iluminação, o som, a reforma do piso, conserto de altares e paredes e a pintura.

Na primeira fase do projeto se gastaram 300 mil dólares. Nesta segunda etapa se estimam ao redor de 850 mil dólares.

A Catedral de Ambato foi construída em 1954 e após, não recebeu nenhuma manutenção. A última intervenção foi depois do sismo de 1986, que ocasionou sérios danos na torre principal.