O Papa Francisco viajará a Dublin, Irlanda, entre os dias 25 e 26 de agosto de 2018 para participar do Encontro Mundial das Famílias, como confirmou durante a Audiência Geral na quarta-feira, 21 de março.

“Por ocasião do próximo Encontro Mundial das Famílias, tenho a intenção de viajar a Dublin nos dias 25 e 26 de agosto deste ano. Agradeço desde já as autoridades civis, os Bispos, o Bispo de Dublin e todas as pessoas que colaboram na preparação desta viagem. Obrigado!”.

Durante a Audiência na Praça de São Pedro, duas famílias irlandesas apresentaram ao Santo Padre o Ícone da Sagrada Família que presidirá o Encontro Mundial das Famílias.

As duas famílias irlandesas, a família Tobin e a família Bushell, vivem em Roma. A família Tobin foi representada pelos pais, os filhos de 20 e 13 anos e a avó. A família Bushell foi representada pelos pais e dois filhos de 7 e 5 anos.

Este ícone, que será o ícone oficial do Encontro Mundial das Famílias, foi abençoado por Dom Diarmuid Martin, Presidente do Encontro Mundial das Famílias de 2018, durante uma Missa celebrada na cidade irlandesa de Knock em agosto de 2017.

Desde então, o ícone visitou várias paróquias irlandesas dentro da peregrinação preparatória do Encontro.

Segundo explicou a Santa Sé através de um comunicado de imprensa, o ícone do Encontro Mundial das Famílias 2018 é uma imagem que nos convida a rezar. Seguindo a tradição, o ícone é feito com madeira temperada. Além disso, para elaborar a pintura foi usada uma técnica antiga de têmpera.

O Encontro Mundial das Famílias terá como lema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”. Neste Encontro, que acontece a cada três anos, participam famílias de todo o mundo para celebrar, rezar e refletir juntas a respeito importância central do matrimônio e da família como pedra angular de nossas vidas, de nossa sociedade e da Igreja.

O Encontro Mundial das Famílias de 2018 terá exposições, eventos culturais e concertos por toda a cidade, além de ações solidárias.

Em 21 de agosto será realizada a Inauguração Nacional do Encontro, que acontecerá simultaneamente nas 26 dioceses da ilha da Irlanda.

Em seguida, de 22 a 24 de agosto, será celebrado um Congresso Pastoral no qual desenvolverão diferentes reuniões de trabalho, debates e diálogos sobre o tema do Encontro.

No dia 25 de agosto, acontecerá o Festival das Famílias com vários eventos culturais e de oração para as famílias. Finalmente, em 26 de agosto, haverá uma Missa Solene presidida pelo Papa Francisco, com a presença de milhares de pessoas da Irlanda e do mundo.

Confira também: