A agência vaticana Fides divulgou a inauguração, há alguns dias, da primeira imagem dedicada ao Papa Francisco no Oriente Médio, especificamente no Líbano.

A estátua está localizada em Hadath, no município de Baabda, considerada parte dos subúrbios do sul de Beirute, capital do Líbano.

A imagem foi inaugurada na quarta-feira, 14 de março, no dia seguinte da comemoração dos 5 anos do pontificado de Francisco.

Participaram desta inauguração o Arcebispo maronita (católico) de Beirute, Dom Boulos Matar, e o secretário da Nunciatura Apostólica em Beirute, Dom Ivan Santus.

A iniciativa, segundo informa Fides, foi promovida pelo prefeito George Aoun e pretende ser um “sinal para encorajar os cristãos locais sobre a importância e da fecundidade da sua presença no Oriente Médio, no contexto da convivência com as diferentes comunidades religiosas”.

Fontes locais indicaram a Fides que o evento deve ser compreendido no contexto de alguns problemas recentes na área de Hadath, onde alguns membros da comunidade muçulmana xiita querem confiscar terrenos e propriedades das famílias maronitas.

A agência vaticana também indicou que “não é coincidência que a frase que está escrita ao lado da imagem do Papa Francisco relate as palavras com as quais o Pontífice convidou os cristãos do Oriente Médio a permanecer nas terras onde nasceram para confessar a sua fé em Cristo e oferecer em seu nome a sua contribuição para a coexitência pacífica na região”.

Confira também: