O Arcebispo de Manila, Dom Gaudencio Rosales, rechaçou qualquer tentativa violenta por solucionar a crise política que vive Filipinas, como resultado das acusações de corrupção que pesam sobre a Presidenta Gloria Macapagal Arroio e sua família.

Em um comunicado, o Prelado afirmou que qualquer proposta de solução que leve a violência é inaceitável. Acrescentou que “a violência faz mal aos inocentes e causa feridas tão profundas que demoram várias gerações em curar”. Entretanto, isso não impediu que solicitasse à mandatária esclarecer os fatos.

Dom Rosales fez estas declarações após o escândalo desatado pela aparição de umas gravações nas que se escuta a Macapagal dialogar com um funcionário eleitoral. Isto motivou que a oposição a acusasse de interferir nas eleições de 2004.

Na segunda-feira passada a presidenta teve que sair a pedir perdão, mas assinalou que embora houve um diálogo telefônico, não tentou influir nos resultados eleitorais.

“Perdoar não elimina a necessidade de justiça e tampouco deve impedir a busca da verdade. O verdadeiro perdão exige mais que uma desculpa e os que o pedem devem estar dispostos a responsabilizar-se daquilo que cometeram”, afirmou o Prelado.