Antes de iniciar a tradicional reza do Ángelus dominical, o Papa Bento XVI se dirigiu aos milhares de fiéis reunidos na praça São Pedro lhes recordando a centralidade do Senhor Jesus na vida e existência de todos os cristãos.

Ao recordar a recente publicação do "Compêndio" do Catecismo da Igreja Católica em 28 de junho passado, o Santo Padre destacou a presença operante do Filho de Deus na Igreja, especialmente nos sacramentos e sublinhou que "Cristo é a fonte de nossa fé, o modelo de todo crente e o mestre de nossa oração”.

Diante de dezenas de milhares de peregrinos reunidos no recinto vaticano em um intenso dia de sol, o Papa indicou que "a Providência Divina tem feito que tal projeto se realize o mesmo dia em que foi introduzida a causa de beatificação do amado Juan Pablo II, quem lhe deu um impulso determinante”.

Mais adiante, ao referir-se ao conteúdo do novo texto, disse que “resume em maneira simples e completa todos os elementos essenciais da doutrina católica”.

Segundo o Pontífice, a nova publicação "retoma as quatro partes (do Catecismo) bem relacionadas entre elas, permitindo apreender a extraordinária unidade do mistério de Deus, de seu intuito de salvação para a inteira humanidade, da centralidade do Jesus, o Unigénito Filho de Deus feito homem no seio da Virgem María, morto e ressuscitado por nós".

Também convidou a todos os fiéis a “proclamar, ensinar e testemunhar integralmente a verdade da fé, da doutrina e da moral católica em modo unânime”, assim como “chegar a ser, dóceis à ação do Espírito Santo, catequistas e evangelizadores aonde se encontrem, ajudando a outros a encontrar a Cristo”.

O Compêndio é um volume que através de 598 perguntas e respostas, sintetiza o "Catecismo" publicado em 1992 pelo Papa João Paulo II quem, posteriormente, encarregou sua redação ao então Cardeal Joseph Ratzinger. Até hoje, só apareceu em italiano e,  breve  espera-se sua publicação em outros vários idiomas.