O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, denunciou a existência de uma campanha mundial que vende “mercadoria estragada” chamando matrimônio a uma relação que “não é entre homem e mulher” e advertiu que ao legalizar as uniões homossexuais se desfigura a sociedade.

Durante uma Eucaristia pelo 36º aniversário da Universidade Ricardo Palma, o Cardeal opinou sobre o acontecido ontem na Espanha, onde o Congresso dos Deputados aprovou finalmente uma norma que equipara as uniões homossexuais com o matrimônio.

Segundo o Cardeal Cipriani, isto expressa o que “o Papa Bento XVI chama ‘a ditadura do relativismo moral’”. “Hoje no mundo o mal se disfarça de bem, impõe-se e pobre daquele que não o aceita!” pois é considerado “intolerante, não plural”, indicou.

Do mesmo modo, lamentou que em um país de “enorme tradição cristã” como a Espanha se aprovou “um pseudo matrimônio que impõe à sociedade a desfiguração, no atentado mais fariseu e hipócrita”.

O Cardeal pediu aos fiéis não chamar matrimônio a uma relação que “não é entre homem e mulher. Chama-a como quiser mas não embrulhe uma mercadoria estragada, não trafique com essa ditadura de um relativismo moral em que não há um bem, mas somente opiniões, correntes de pensamento”.

“Terá que desmascarar essa campanha mundial de querer vender mercadoria estragada” em “uma época em que a técnica e a ciência são cada dia mais agudas e não admitem artifícios”, advertiu.

Neste contexto, quando “falamos de temas tão importantes como o matrimônio, a vida, a família, a justiça, a verdade, a honradez, então vem a invasão do relativismo, onde cada um tem sua verdade”, denunciou o Cardeal Cipriani.

Segundo o Arcebispo, “não pedimos a ninguém que limite seu conhecimento, que se sinta obrigado a aceitar verdades que não possa conhecer, mas se lhe pedimos que não mutilemos a integridade da pessoa humana, que não termina em sua expressão material”.

“A universidade tem evidentemente uma função de transmitir conhecimentos” mas não pode descuidar “a dimensão moral que não é uma limitação ao conhecimento científico”, recordou.

O Cardeal Cipriani adicionou que “nunca escutei tanta prédica dos direitos humanos, o respeito à mulher, dos meninos desprotegidos, do valor da democracia e nunca vi tanto atropelo à família, ao matrimônio, às mulheres, aos meninos. É um discurso oco, que não tem valores, sustenta-se em puras correntes de opinião!”