Os países ricos deveriam estar dispostos a "assumir o peso da dívida" das nações mais pobres, disse o Papa Bento XVI em uma mensagem dirigida ao Arcebispo de Saint Andrews e Edinburgo, Cardeal Keith Patrick O'Brien, prévio à cume G-8 a realizar-se na próxima semana em Escócia.
A mensagem, enviada pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, em nome do Santo Padre, coincide com a celebração na capital de Escócia da marcha contra a pobreza que reuniu a 120 mil pessoas. A manifestação se realiza dias antes da cume dos chefes de Estado e de Governo dos oito países mais industrializados do mundo (G-8) na próxima semana na localidade escocesa do Gleneagles.
Através de um telegrama, o Pontífice saudou todos os que se reuniram na marcha "Faz que a pobreza seja história", "unidos por sua preocupação pelo bem-estar de milhões de nossos irmãos e irmãs afligidos pela extrema pobreza".
Citando o Concílio Vaticano II, Bento XVI, recordou que "as coisas boas da criação deveriam estar disponíveis para todos por igual". Assim, continua o texto, "a gente dos países ricos deveria estar preparada para aceitar o peso da redução da dívida dos países pobres e fortemente endividados".
A população "deveria insistir a seus dirigentes a que cumpram com as promessas feitas de reduzir a pobreza, especialmente na África, para o ano 2015", acrescentou o Cardeal Sodano em nome do Papa, quem reza "porque os participantes na marcha e os dirigentes mundiais que se reunirão próximo no Gleneagles, possam desempenhar seu papel em garantir uma distribuição mais justa dos bens do mundo".
A mensagem conclui com a "ardente esperança de que o flagelo da pobreza global possa algum dia ter passado à história".