Foi divulgado quem será responsável pelas meditações da Via Sacra da próxima Sexta-feira Santa, 30 de março: 15 jovens e seu professor da escola.

O Vaticano comunicou que o Papa Francisco deu esta tarefa ao professor Andrea Monda, que, por sua vez, coordenará 15 jovens estudantes para que escrevam as meditações.

Monda é professo em uma escola secundária de Roma, licenciado em Direito e Ciências Religiosas e também escritor. Além disso, participa de um programa do canal TV2000, da Conferência Episcopal Italiana. Desde 2006, também é responsável por um seminário sobre a religião na Pontifícia Universidade Lateranense.

O professor explicou a Vatican News que se preparou durante seis meses, compartilhando as leituras dos Evangelhos relacionadas com a Via Sacra. “Há quem se sentiu mais tocado pela passagem da Verônica, outros pelo Cirineu, e assim, ao final, atribuir as estações foi simples”.

“Pedi aos jovens que sejam eles mesmos, não pensar em escrever textos teológicos, não se deixar condicionar pelo fato de que serão lidos para todo o mundo, diante do Papa”, declarou.

Em 2017, a encarregada foi a biblista francesa Anne-Marie Pelletier. Mas, não foi a primeira mulher a escrever as meditações da Sexta-feira Santa, pois em 2012, um casal que estava para completar 60 anos de casados, Danilo e Ana Maria Zanzucchi, foi escolhido por Bento XVI para a tarefa. Esses cônjuges pertenciam ao movimento dos Focolares.

Do mesmo modo, em 2011, Bento XVI pediu que escrevesse as meditações Ir. Maria Rita Piccione, presidente da Federação de Mosteiros Agostinianos da Itália “Nossa Senhora do Bom Conselho”.

Confira também: