O Papa Francisco nomeou como Bispo auxiliar da Diocese de São Carlos (SP) Padre Eduardo Malaspina, até então, vigário geral na mesma Diocese e pároco de São Nicolau de Flüe, nesta cidade paulista.

O novo Bispo é natural de Tabatinga, Diocese de São Carlos, tendo nascido em 12 de julho de 1967. Cursou Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Possui especialização em Filosofia pela Faculdade Claretiano de Batatais, em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Ciência da Comunicação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Além disso, frequentou o curso de Jornalismo na Universidade Sagrado Coração de Bauru.

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1991 e exerceu as seguintes funções na Diocese de São Carlos: vigário paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú (1992); administrador paroquial de Nossa Senhora Aparecida em Américo Brasiliense (1992-1999); secretário diocesano de pastoral e coordenador diocesano de pastoral (2000-2008); membro do Colégio de Presbíteros por três mandatos; professor do Seminário Propedêutico e do Seminário de Filosofia da diocese; e Chanceler.

Atualmente, é vigário geral, desde 2017, pároco de São Nicolau de Flüe, desde 2001, e membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores.