A Igreja Católica proclamará santo Dom Óscar Romero depois que o Papa Francisco assinou nesta quarta-feira, 7 de março, um decreto que reconhece o milagre atribuído à sua intercessão.

O Arcebispo de San Salvador nasceu em Ciudad Barrios, El Salvador, em 15 de agosto de 1917, e morreu mártir por ódio à fé na capital do país em 24 de março de 1980, tendo sido baleado enquanto celebrava a Missa em meio ao começo de uma guerra civil entre a guerrilha de esquerda e o governo ditatorial de direita.

Segundo as investigações, a autoria do assassinato aponta um grupo de aniquilações ligado à ditadura militar, para a qual a preocupação de Dom Romero pelos pobres teria o aproximado da guerrilha marxista, algo completamente falso.

Dom Romero foi ordenado sacerdote em Roma em 1942. No ano seguinte, voltou para El Salvador, foi nomeado pároco de Anamorós, região de La Unión, e mais tarde pároco de Santo Domingo, na Diocese de San Miguel.

Em 1974, foi nomeado Bispo de Santiago de Maria. A partir dessa tarefa pastoral, começou um intenso trabalho a favor dos camponeses mais pobres da Diocese e os visitava regularmente.

Foi precisamente durante este ministério que viveu o primeiro episódio dramático relacionado ao conflito civil que estava começando no país: vários camponeses que retornavam de uma celebração religiosa foram assassinados pela Guarda Nacional.

Em 8 de fevereiro de 1977, foi nomeado Arcebispo de San Salvador. A perseguição, que incluiu expulsões e assassinatos, contra sacerdotes e leigos levou-o a enfrentar abertamente a ditadura, a qual ele culpou pelas mortes.

Em suas diferentes homilias na catedral, Dom Romero não se cansou de denunciar os ataques contra os direitos humanos cometidos pelo governo militar. Denunciado por alguns membros da Igreja, o Arcebispo foi a Roma, onde recebeu o apoio do Papa Paulo VI e se sentiu respaldado em sua defesa dos mais fracos de El Salvador, oprimidos pelo governo.

Mais tarde, o Papa João Paulo II também apoiou a sua posição e o encorajou a continuar no caminho da justiça e da pacificação de El Salvador. Em 24 de março de 1980, Dom Romero foi assassinado por um franco-atirador em frente ao altar onde celebrava a Missa.

Confira também: