Vários candidatos que participarão nas eleições gerais de 27 de maio de 2018 na Colômbia assinaram um manifesto através do qual se comprometem a defender a vida e a família se forem eleitos. Mais candidatos podem se unir ao preencher um formulário.

O site da plataforma ‘Unidos por la Vida’, promotora da iniciativa, publicou a lista com os candidatos que aceitaram cumprir o manifesto. No total, há dois candidatos presidenciais, onze ao Senado e onze à Câmara de Representantes.

Na lista dos candidatos presidenciais estão: Alejandro Ordoñez Maldonado e Viviane Morales; assim como os candidatos ao Senado, José Armando Martínez e María Victoria Pardo; entre outros.

O manifesto contém dez pontos e, primeiramente, afirma que “o direito à vida é o primeiro direito humano e fundamental, pois sem ele os outros não existiriam”; portanto, o candidato se compromete a proteger a vida humana sem exceções.

Em segundo ponto, destaca que “a vida humana começa a partir do momento da fecundação” e não pode ser “reduzida a um objeto descartável e a sua existência não pode ser considerada menos valiosa”.

“Eu me comprometo a promover a dignidade de cada mulher e o reconhecimento de todos os seus direitos, especialmente o direito à vida e à maternidade”, afirma o terceiro ponto.

O manifesto também afirma que a proteção, a promoção e a defesa da vida devem ser asseguradas como “sinal de uma sociedade saudável, que progride e tem um futuro”, sobretudo nas políticas estaduais.

Em outro ponto, o manifesto pede acolher a identidade cultural que reconhece o “casamento constituído pela união de um homem e uma mulher” e não está de acordo com a “adoção de casais do mesmo sexo”.

Além disso, compromete o candidato a lutar pela vida como convicção pessoal e não por interesses de qualquer outro tipo.

“Eu me comprometo a procurar que as leis, projetos e programas públicos nos quais participarei ou esteja envolvido promovam sempre um espírito protetor da vida humana e da família constituída pela união estável de um homem e uma mulher, sem nenhuma exceção”, continuou.

Finalmente, o candidato se compromete a lutar contra a corrupção e a trabalhar com honestidade e transparência pela vida na Colômbia.

Confira também: