Mais de 500 fiéis latinos e norte-americanos assistiram neste domingo à Missa concelebrada pelos bispos de Tucson e Phoenix para recordar aos imigrantes mexicanos que  perderam a vida tentando cruzar a fronteira em direção aos Estados Unidos desde outubro de 2003.

A Eucaristia foi realizada na igreja do  Imaculado Coração em Phoenix celebrada pelo Bispo local, Dom Thomas J. Olmsted; e  por Dom Gerald F. Kicanas, Bispo de Tucson.

A celebração –que se realizou quase toda em espanhol–, incluiu um memorial feito com cruzes brancas, velas e rosas; assim como a leitura dos nomes dos imigrantes falecidos durante este tempo.

Segundo informou o grupo La Raza, dedicado à defesa dos direitos latinos nos EUA, são  mais de 40 pessoas que perderam a vida na fronteira norte-americana do  Arizona com o  México, desde o dia primeiro de outubro de 2003.

Durante a celebração, Dom Kicanas afirmou que “temos uma responsabilidade com as demais pessoas” e acrescentou que  “não ficaremos parados enquanto irmãos e irmãs morrem cruzando o desejoo. Não deixaremos que a fronteira nos divida”.

Por sua vez, o grupo La Raza está realizando durante estes dias sua conferência nacional na cidade de Phoenix, que incluiu diversos painéis, discussões e conferências sobre a situação dos hispanos nos  EUA Os organizadores calculam a participação de umas 23 mil pessoas durante as atividades que terminam hoje.