O Cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, anunciou que estão preparando um documento com as diretrizes para permitir que os protestantes casados com católicos possam receber a comunhão eucarística “sob certas condições”.

Segundo um comunicado de imprensa da Arquidiocese de Munique, liderada pelo Cardeal Marx, o documento é destinado aos agentes de pastoral e se entende como uma ferramenta para algumas situações “individuais”, sempre e quando quem quiser receber a comunhão sem ser católicos “confirme a fé católica sobre a Eucaristia”.

O anúncio foi feito “depois de um intenso debate” na conclusão da assembleia geral da Conferência Episcopal da Alemanha, realizada de 19 a 22 de fevereiro na cidade bávara de Ingolstadt, que contou com a participação de 62 bispos.

A nota de imprensa assinala que, “em casos individuais, a necessidade espiritual para receber a comunhão juntos nos matrimônios entre cristãos de diferentes denominações, pode ser tão forte que pode ameaçar o matrimônio e a fé”.

O texto diz que isso se aplica aos esposos que “querem viver o seu matrimônio conscientemente” como um casal cristão.

Além disso, a nota menciona que o documento é destinado aos matrimônios mistos que, “logo depois de um exame maduro em um diálogo com o seu sacerdote ou com outra pessoa responsável pela pastoral, cheguem a decisão consciente para afirmar a fé da Igreja Católica e concluir que há ‘uma grave necessidade espiritual’, que os leve a cumprir o desejo de receber a Eucaristia e se aproximem à mesa do Senhor e recebam a comunhão”.

“Estamos falando de decisões em casos individuais que exigem discernimento espiritual atento”, diz o texto.

Espera-se que o documento seja publicado em algumas semanas.

Em 31 de dezembro de 2016, o site dos luteranos na Alemanha publicou uma nota do Bispo de Osnabrück e vice-presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, Dom Franz-Josef Bode, que assinalou que era necessário regular o que já está acontecendo no país quando um católico ou uma católica se aproximava para receber a comunhão acompanhado pelo seu esposo ou esposa protestante.

“É necessário dar fundamento a algo que muitas vezes acontece na prática”, assinalava o Prelado, de acordo com a agência de imprensa luterana EPD.

Dom Bode e o Cardeal Marx também expressaram publicamente seu apoio à bênção dos casais homossexuais.

O Código de Direito Canônico, que reúne as normas que regem a Igreja Católica, estabelece no cânon 844 que somente os católicos podem receber os sacramentos da Igreja, incluindo a Eucaristia.

Entretanto, o mesmo cânon também estabelece que se existir perigo de morte ou, “a juízo do Bispo diocesano ou da Conferência Episcopal, urgir outra necessidade grave”, os ministros católicos podem administrar licitamente a confissão, a Eucaristia e a Unção dos enfermos aos protestantes, “quando eles não podem recorrer a um ministro da sua comunidade e o peçam espontaneamente, contanto que manifestem a fé católica acerca dos mesmos sacramentos e estejam devidamente dispostos”.

Confira também: